ARTIGOS, IDÉIAS, TEXTOS E PROVOCAÇÕES

Não deixe de postar seu comentário, crítica ou sugestão!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Apenas um Homem...

Nasci em uma família de mulheres. De minha geração, somos somente eu e dois primos... cercados por dezenas delas. Não creio que este fato torne-me um expert no assunto mas, unido com meus relacionamentos amorosos (às vezes, nem tanto), minhas longas amizades e a paternidade de mais duas, vou permitir-me fazer o que acho ser uma homenagem.

Não me adiantaria aqui ficar discorrendo sobre os grandes feitos femininos da humanidade, nem citar nomes de ícones que com sua luta, perseverança e  sua vida mudaram o trajeto não só de seus destinos, mas também os de milhares... milhões... em todo o planeta. Não só os delas, mas os nossos de homens também! Ou alguém por aqui tem a ilusão de que mudaram sozinhas? Desde a porretada na cabeça nas cavernas até os comandos de governos contemporâneos, mudamos junto, convivemos, aprendemos, criticamos, aproveitamos. Principalmente aproveitamos. Passamos a elas nossos vícios e elas nos legaram um pouco de compaixão. Compreendemos um pouco mais  suas angústias e elas entregaram nossos filhos melhores para o mundo. 

Em um Brasil marcado pela desigualdade jogada na cara a cada esquina, em que o velho e bom papel de macho alfa fica relegado a segundo plano diante de quem é que conseguiu algum para o jantar de hoje, seja com uma faxina na casa da madame ou no comando de uma multinacional, a mulher consegue inverter seu papel imposto por uma sociedade que lentamente move-se para que haja um equilíbrio entre o que ela oferece e a contrapartida das leis, dos direitos, da dignidade.

Convivi e convivo com mulheres que são o exemplo dos antigos e dos novos tempos. A semelhança que vejo nelas é a determinação de fazer. Tive a sorte de tê-las ao meu lado em momentos maravilhosos cujas lembranças nem o Alzheimer me levará e em situações terríveis, dolorosas em que não esquecerei o ungüento suave de uma simples palavra de consolo. Hoje, vejo um mundo se não melhor, diferente, caminhando numa direção mais humana, no qual o sofrimento ainda campeia e o mal parece obscurecer todas as tentativas de mantê-lo ao menos sob controle.

Mesmo assim reconforto-me com a esperança de continuar a observá-las de perto por mais algum tempo... dádiva, sendo eu apenas um homem...


2 comentários:

  1. as mulheres não pensam como o homem,assimilam muito de suas atitudes de seus anseios.Algumas deixaram de comportar e se vestir delicadamente o que confunde a cabeça machista.Mas somos sentimento,formosura,encanto,basta saber observar.ENQUANTO ELA NÃO ACORDAR para a sua essência primeira que é Espírito, doa a quem doer, ou seja lá o que for que se entenda por isso, a alma, a nossa dimensão cósmica, a nossa herança milenar…que as religiões e os padres deturparam.
    Enquanto ela não recuperar a sua coluna vertebral por inteiro, enquanto ela não souber da sua herança cósmica…enquanto ela não tomar as rédeas da sua vida e ser Mulher por inteiro, nem santa nem pecadora, nem boa nem má, nem feia nem bonita …mas deusa amante e sábia!
    Meu amigo, a nossa Origem é outra…O Planeta é um ser Vivo, A Terra É nossa Mãe e enquanto a Mulher e o seu Mistério ou Ministério não for respeitado, no ato que é seu de ligar a Terra ao Céu e esta ligação não for real, todos nós somos escravos da matéria!…

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo-irmão Roger (o homem Honda, rsrsrs!),

    Sinto-me lisonjeada por eu e todas as mulheres que te cercam terem sido homenageadas com este texto. Vc, como sempre, arrebentando na SENSIBILIDADE. A galera brinca te chamando de ogro, mas se todos os ogros fossem iguais a você...

    Aproveito e te desejo um feliz dia da mulher também (ainda que atrasado), porque somente um homem com alma feminina é capaz de escrever textos como esse. E não vem me dizer: alma feminina é o caralho!!! Somos todos homens e mulheres ao mesmo tempo. Se as mulheres não tivessem colocado pra fora seus lados masculinos, talvez ainda estivéssemos - todas nós - com a barriga no tanque!

    Eu sei que seu lado feminino é gay... Ainda assim, continue usando e abusando dele na hora de escrever...

    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir