Marco Antônio (aquele que dividia com Julio César a ninfomaníaca egípcia Cleópatra) pagava alguns sestércios por mês a um palerma que andava o tempo todo a seu lado somente para que, quando estivesse prestes a tomar decisões ou praticar atos que influenciassem a vida de pessoas, sussurrasse uma frase em seu ouvido: 'Lembra-te que és mortal!'. Parece que isso o poupava de vários aborrecimentos que poderiam advir de atitudes impensadas ou intempestivas.
Luis Inácio deveria fazer o mesmo. Teria-nos livrado, e a si mesmo, de dezenas de situações vexatórias nos últimos sete anos. Lembrar de todas é praticamente impossível, devido a sua capacidade quase acadêmica de produzí-las com uma constância diária. Porém, já que por seu conhecido desamor a leitura e seu provável desconhecimento de quem foi Marco Antônio, sugiro que esse assessor, pago obviamente com o larjã advindo do caixa dois de suas campanhas, subverta a frase original e faça as adaptações necessárias a cada ocasião. Senão vejamos...
Quando em visita a alguma ditadura das vizinhanças, nas quais parece sentir-se mais em casa do que em porta de fábrica, e for dar declarações em relação às políticas de direitos humanos dos amiguinhos, comparando presos políticos com criminosos comuns de alta periculosidade e desmerecendo legítimas greves de fome, não balelas como a que fez na ditadura, desmentida por seus próprios pares, lá viria a voz: 'Lembra-te que és um idiota!'
Se estiver em alguma reunião de um Galgumacoisa, e resolver ensinar política externa a europeus que estão pouco se lixando para sua opinião de convidado café-com-leite, apesar do Obama adular seu ego dizendo que ele é 'o cara', lá estaria o aviso: 'Lembra-te que és um parvo latino-americano!'.
Quando der coletivas na imprensa tentando justificar a roubalheira e as tramóias urdidas por seu partido e seus correligionários, todos identificados por vários artigos do código penal, dizendo que vai mandar investigar, que isso e que aquilo, olha lá ela de novo: 'Lembra-te que foste eleito com essa grana!'.
E então, ao tentares fazer de tua amiguinha terrorista sucessora de teu cargo, ao pintá-la com cores desbotadas e manchada de sangue inocente, enfiando-a em palanques de inaugurações por todo o país para aplacar a deformidade que lhe vai na alma, ao mandares fazer filme com tua história triste para que todos te admirem com pena de tuas origens, ao distribuires teus favores qual vadia desenfreada pelas estradas em nome de tuas convicções eleitoreiras, lembra-te que entrarás para os alfarrábios como Lula, o Filhodaputa do Brasil!
Tomo a liberdade de reproduzir o texto de um e-mail não publicado de um dos meus amigos de um e-group de físicos do qual participo. Tudo a ver com este excelente texto do blog!
ResponderExcluir"Não tenho falado nada sobre a ilha não, aquilo lá é um caso perdido, vai afundar a qualquer momento. O problema é que os irmãos Castro vão continuar boiando, porque, como todos sabem, merda não afunda. Tenho falado é do Lula, o filho da puta é do barril, totalmente despreparado. Não quero que ele entenda física quântica não, só gostaria que ele parasse de achar que, só porque venceu na vida mesmo depois de ter tido origem humilde, tem experiência para tratar de TODOS os assuntos, sem necessidade de estudá-los e de dar ouvidos àqueles que o cercam e que entendem de verdade. Só fala merda, trata tudo de maneira rasteira, porque ele acha, pensa, imagina, que conhece absolutamente tudo. Fico imaginando como deve ter sido difícil para o Christovam, Marina, Pinguelli, entre outros especilaistas nos temas de que tratam, terem de lidar com um presidente que acha que sabe mais do que eles só porque venceu na vida mesmo tendo sido pobre. Ninguém aguenta não, é melhor mesmo tirar o time de campo. Só conseguem ficar com o Cachaceiro os Sarneys, Collors, Jucás, Ciros Calheiros e canalhas aproveitadores e oportunistas do gênero, a pior corja da política brasileira. P.S.: Perdi totalmente o encanto e a ilusão com o comunismo depois de ter visto, in loco, o que acontecia no leste europeu. Ainda bem
que o inferno acabou."
Nossa, fiquei com pena do Lula, hahaha!
ResponderExcluirArrasou na frase final, satirizando o nome do filme (o qual eu vi, quase dormi, mas acabei saindo do cinema admirando o nosso presidente, um cara que - puxando sardinha pra minha área de atuação - facilitou muita coisa para o mercado editorial, apesar de não ler, como vc diz).
Vc tá afiadíssimo nas letras... Parabéns!
Porque é difícil criticar este governo?
ResponderExcluirVai aí mais um trecho de um e-mail do mesmo amigo físico que copiei e colei no primeiro comentário: "os petistas/lulistas continuam batendo na mesma tecla e insistindo na idéia de que quem é contra o Lula é, obrigatoriamente e inevitavelmente, um direitista-reacionário-golpista-entreguista-assinante da VEJA-viúva do FHC. Não há meio termo. Ou você é a favor do Lula e bom, mesmo que seja um sarneysista-collorido-renansista-aloprado-mensaleiro, ou então é tudo de ruim que pode ser concentrado num ser humano. É a tática do lulismo. O que eles chamam de debate político democrático é concordar sempre que o Lula é o máximo. Quem não
concorda é logo desqualificado e acusado de tudo que é ruim, segundo a tática de cansar o interlocutor até o limite, até que, por estafa mental e física, se desista do debate. E aí, então, o lulismo reina soberano, sem contestações, ao pior estilo chavista."
É...no começo, diziam que tinha tudo p/ dar certo...mas, pensando bem, TUDO o quê??? Só mesmo tirando um bom sarro...e isso vc fez muitíssimo bem!!! Show de bola!!!
ResponderExcluirO Bolsa Família, segundo Lula, em 2009 e em 2000
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8
Como ´´e bom ler um texto que fala por nós, os envergonhados e insatisfeitos que nunca são ouvidos nas pesquisas de satisfação com o governo Lula! Parabéns escritor!
ResponderExcluirVamos dar nossa resposta, pois nas urnas os números serão outros.
Allex disse:
ResponderExcluirBem, político é político...em geral, são testas-de-ferro de interesses realmente poderosos. Político faz política; se ocorreu algum benefício para o "povo" (êh, palavrinha...ridícula!) é porque isso fazia parte de objetivos maiores da politicagem (vide a intensa capitalização - educação, saúde, segurança - da população das potências européias nas duas últimas décadas que antecederam a 1ª Guerra Mundial; era preciso preparar as buchas de canhão pra metralha implacável nas trincheiras).
Fora isso, é só caô. O Lula é boçalzão, energúmeno inconteste, o cartão de visitas perfeito pra um país onde criar boçais, ao invés de cidadãos, tem sido a tônica dos "governos" brasileiros nas últimas quatro décadas.
Já vi o Lula discorrendo até sobre mudanças climáticas e todos, inclusive eu, caíram na gargalhada...continuamos tão romanos: quanta putaria e falta de ética!!!
O mundo é redondo mas a besta é quadrada!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=A6tOd7C_ojc
Galera, criticar é fácil e dá ibope. Fazer algo pra mudar é difícil e quase impossível. Quebre a inércia dessa lógica perversa um pouquinho - tente...Uma coisa é certa: não houve governo melhor do que esse no nosso rincão. Apontem um!
ResponderExcluir