ARTIGOS, IDÉIAS, TEXTOS E PROVOCAÇÕES

Não deixe de postar seu comentário, crítica ou sugestão!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Os Vermes

Garrett Hardin, ecologista do fim dos anos 60, certa vez disse: 'a moralidade de um ato é função da condição do sistema no momento em que tal ato se realiza'. Obviamente, ele citaria como exemplo um lago piscoso, onde havia pescadores que retiravam o máximo possível de peixes, até que os peixes começassem a desaparecer num nível drástico, e então todos parariam de pescar, única saída possível para eles e para o lago.

Impressionante é que exite uma categoria de seres humanos (?) que não se encaixa nessa premissa básica de sobrevivência. O político!

Não consigo deparar-me com nenhuma categoria de ser vivo comparável às características dessa deformidade da raça. Com um nível de rapinagem sem parâmetros até mesmo no final da cadeia alimentar, não esperam nem mesmo o fim da existência de suas vítimas. Através de suas canetas, drenam o sangue e a alma de milhôes de seres vivos que padecem de uma bovinidade crônica.

São alicerçados pelas mais diversas e conhecidas organizações, institucionais ou não, que garantem sua impunidade do início ao fim do seu processo fagocitário. Proliferam-se como ratazanas nos esgotos fétidos das câmaras legislativas, do senado, das prefeituras, governos estaduais e, desnecessário dizer, no Palácio do Planalto. E fazem herdeiros! Continuidade garantida de seu eterno descanso em berço esplêndido...

Nas entranhas do 'Salvelindo', sem preocupação com a justiça, cega, enleva-se com sua capacidade de escapar sempre e sempre, na certeza de que fará seus pupilos a sua imagem e semelhança. E fazem-me lembrar do bom Machado: 'Meu Senhor, respondeu-me um longo verme gordo, ... nem escolhemos o que roemos, ... nós roemos'.

5 comentários:

  1. Segundo informações que rolam na rede, depois do P.A.C ( Pão, Água e Circo) o governo Lula vai criar novos programas sociais:
    Programa Intensivo de Auxílio Didático ao Analfabeto – P.I.A.D.A.
    Programa de Revisão Orientado para o próprio Interesse nas Nomeações em Autarquias – P.R.O.P.I.N.A.
    Serviço de Apoio aos Companheiros que Atuam Nacionalmente, Aliciando Governadores,Empresários e Magistrados – S.A.C.A.N.A.G.E.M.
    Fundo para Operações Destinadas aos Apadrinhados – F.O.D.A.
    Programa de Interesse Regional das ONGs Cadastradas na Amazônia – P.I.R.O.C.A.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! Vou arriscar uma justificativa para o baixo número de comentários! Já estão todos de saco cheio dos políticos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, Roger... Tá difícil fazer comentário no seu blog sem ser repetitiva. Vc tá foda, cara!!!! Inteligência apuradíssima nem sempre quer dizer que o cara saberá colocar no papel o que se passa em sua mente de maneira palatável. Mas vc consegue isso e muito mais! Inteligência apurada + talento literário + visão crítica + humor ferino = Roger Gorini!

    ResponderExcluir
  4. Demo... o que?
    http://www.youtube.com/watch?v=YBZhIXOwogE

    ResponderExcluir
  5. Denuncia no Parlamento!

    Qualquer coincidência é mera semelhança!

    http://www.youtube.com/watch?v=7DDzgI8v8GE

    ResponderExcluir